Sobre a Capoeira Angola

Sobre a Capoeira Angola (História da Capoeira até chegar na denominação Capoeira Angola)

Misto de luta, jogo e dança, a Capoeira Angola é uma expressão das antigas tradições da capoeiragem que se praticava no passado, em diferentes regiões do Brasil, mas em especial no recôncavo baiano e nas ruas e praças de Salvador-BA. Chamada pelxs antigxs de “jogo de Angola” (em referência à origem de seus precursores no Brasil, negros de origem africana), a Capoeira Angola passa a assim ser chamada a partir da primeira metade do século XX, marcando sua posição enquanto expressão cultural de matriz africana.

Inúmeros são os seus ancestrais, antigos mestres transmissores destes saberes. De Besouro Mangangá a Cobrinha Verde, Waldemar, Traíra, Noronha, Totonho de Maré, Pastinha,[A1]  são muitos os grandes mestres que dedicaram sua vida à prática, preservação e transmissão dos saberes dos antigos às gerações posteriores, mantendo viva a Capoeira enquanto expressão da ancestralidade afro-brasileira e da luta negra por libertação, igualdade e dignidade de sua cultura.

Mestre Pastinha (5 de abril de 1889 –13 de novembro de 1981)

Nascido em Salvador no fim do século XIX, Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, é nosso grande expoente da Capoeira Angola. Tendo aprendido a Capoeira aos 10 anos de idade com um negro africano de nome Benedito, Mestre Pastinha dedicou sua vida à prática e ao ensino da Capoeira Angola, tendo, ao longo de sua vida, produzido um rico material artístico-filosófico (entre manuscritos, gravuras, pensamentos e entrevistas) através do qual compartilha sua visão enquanto capoeirista angoleiro e griô da cultura de matriz africana no Brasil.

Em 1941, Mestre Pastinha inaugura o CECA (Centro Esportivo de Capoeira Angola), primeira “academia” dedicada à prática e ao ensino de Capoeira Angola, grande influenciadora da forma como hoje são organizados os grupos de Capoeira Angola (também chamados academias, escolas, associações, entre outros nomes).

O uso de uniforme, a formação da bateria, o sistema de graduação (com treineis e contramestres) são alguns legados deixados por Mestre Pastinha no que tange à forma prática, enquanto o jogo, os fundamentos e a filosofia compõem o conteúdo da herança pastiniana.

Deixamos aqui alguns pensamentos de Mestre Pastinha que refletem sua visão filosófica sobre a Capoeira Angola:

  • “Angola, capoeira, mãe: Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista.”
  • “Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo, e sim aquele que se deixa movimentar pela alma.”
  • “O Capoeirista é um curioso, tem mentalidade para muita coisa, sabendo aproveitar de tudo o que o ambiente lhe pode proporcionar. E a Capoeira Angola só pode ser ensinada sem forçar a naturalidade da pessoa. O negócio é aproveitar os gestos livres e próprios de cada um.”
  • “Mas o que serve para a defesa também serve para o ataque. A Capoeira é tão agressiva quanto perigosa. Por causa de coisas de gente moça e pobre, tive algumas vezes a polícia em cima de mim. Barulho de rua, presepada. Quando tentavam me pegar, eu me lembrava do mestre Benedito e me defendia. Eles sabiam que eu jogava capoeira e queriam me desmoralizar na frente do povo. Por isso, bati alguma vez em polícia desabusado, mas por defesa de minha moral e do meu corpo.”
  • “O que eu gosto de lembrar sempre é que a capoeira apareceu no Brasil como luta contra a escravidão. Nas músicas que ficaram até hoje se percebe isso. Entenda quem quiser, está tudo ai nesses versos o que a gente guardou daqueles tempos.”